quarta-feira, 28 de julho de 2010

Y ahora estoy aqui, enamorada de ti!

Foi assim que tudo se misturou. De repente, levantei da cama e ja estava tudo pronto. Tudo misturado como se fossem tintas coloridas. As ruas ja estavam com areias. Os barcos ja estavam aparcados. A lingua, ja era mais portunhol. Eh, porque o som do portugues eh mais sensual de noite. E eles adoram escutar e ver o biquinho da boca para falar certas coisas. O reggae tava pronto na praia, a lua ja tava cheia e pra quem deu as caras sozinha, ficou rodeada por quem queria. Abracei todo mundo. Desejei mais areia do que a Augusta. Falei mais sobre kite do que de net. Provei mais uma vez, o que tava guardado e dessa vez, ninguem me tira. O prazo ja existe. Porque isso, se chama amor. O resto eh sobrevivencia. Podem falar, podem anotar, podem ate atirar, o prazo ja existe. Terminar isso daqui sem despedidas, porque odeio me despedir. O coracao aperta, os olhos enchem de lagrimas e ja bate saudade daquilo que nunca tive ate chegar aqui. E doi. Sempre doi, mas o bom eh que depois, sempre passa. Gracias y volveré pronto, te lo juro!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

O que aqui eles não entendem

- Nena linda!! fala o cara gato
- Hola!! respondo eu
- Y que buscas por aqui? pergunta ele as 11 da manha em frente a padaria
- Yo? Un gatinho... respondo eu na sinceridade
- Un gatito? o cara gato acredita
- Si! Un gatito! e eu, obvio confirmo
- Y como era ese gatito, que te ayudo a buscar.
- Ahhhh, no lo sé el color, solo sé que es muy lindo, rs. respondo eu com vergonha de dizer que o gatinho era ele mesmo.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Futebol x Venezuela

A Venezuela não tem costume da prática de futebol. O esporte mais praticado aqui é baseball, em qualquer terreno vazio por aqui, pode acreditar, tem sempre um time jogando. Faz uns três dias que assisti um discurso do Chaves pela TV, no qual anunciou que para 2014, na copa no Brasil, ele vai fazer de tudo para levar uma seleção venezuelana. O povo aplaudiu. E faz sentido, porque na falta de uma seleção no mundial, eles torceram pela seleção brasileira. E isso, você não vê apenas pelas bandeirinhas do Brasil nos carros, mas pelo que eles falam:

Vendedor de loja
- De onde vocês são?
- Do Brasil!
- Do Brasil? Ai, sinto muito pelo mundial. Torci tanto para Brasil.
- É uma pena mesmo.
- Sabe de quem é a culpa?
- De quem?
- Do Dunga!!! Como ele não levou o Ronaldinho?
- Ele não levou um monte de jogadores!

Garçom
- De onde vocês são?
- Do Brasil!
- Do Brasil? Ai, que pena, torci tanto para vcs.
- É esse ano não deu.
- Mundial que vem vocês ganham, certeza! É só tirar o Kaka!

Taxista
- Brasil?
- Sim!
-Ahhhh o mundial!!!!
- É! Perdemos outra vez!
- E agora vai torcer pra quem?
- Tava torcendo pra Argentina, mas tb perderam, agora to com a Espanha!
- Desculpa, mas o Dunga é muito burro!
- É, eu sei.
- Até entendo ele não levar o Ronaldinho, mas como ele não levou o RONALDO??
- hahaha! Eu terei levado se fosse técnica!
- Pois claro, todos nós. O cara tem mais gols que o Pelé na Copa!
- Pois é. Mas falam que ele é gordo.
- Ele é gordo, mas faz gol. Tenho visto jogos dele no Brasil! Ele faz muito gol.
- Ahhhhhhh, ele joga no meu time!!!
- Corinthians!!!
- Sim!
- Pois, eu vejo os jogos, ele é o melhor jogador do mundo e vai demorar para ter outro igual a ele e o Dunga nem convoca ele?

Vendedor
- Olha eu sinto muito mesmo pelo Brasil. Torci muito p vcs. Vcs tem o melhor futebol do mundo, não tem como perder. O problema é o técnico. Esse é o problema!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

As primeiras impressões de uma Venezuela


Então o barco parou, no meio do mangue, e desligou o motor para admirar o voo das gaivotas e dos pelicanos. Permanecemos ali, parados, olhando para cima, no mínimo uns 10 minutos. Isla de Margarita não tem favela, muito menos gente pedindo dinheiro nos faróis. Pessoas de baixa renda ganham casas prontas do governo. Bem diferente dos cingapuras construídos em São Paulo, Brasil. No aeroporto de Caracas, preste a pegar o avião para Isla, anunciaram que o aeroporto estava fechado. Hugo Chaves estava perto fazendo um discurso. Uns criticam, outros aplaudem. Os venezuelanos são simpáticos e carismáticos. Em tempos de copa, eles torcem pela seleção brasileira. A cada cinco carros que passa pela rua, dois tem a bandeirinha do Brasil. Por las calles, a salsa, o merengue e o reggaeton constroem a trilha sonora da ilha.

El Yaque fica localizado no sudeste da ilha, uma praia lotada de cactos, parece mais um deserto. Um vento forte que leva e traz os kites e os winds. Uma areia fina, macia e clara que na foto fica branca e o mar verde esmaralda. A cor que a máquina não registra. E não há clic que registre a velocidade do voo das gaivotas e dos pelicanos. Olhando assim debaixo, no meio do mangue, a impressão que fica é que eles voam contra o vento e permanecem parados no meio do céu, numa tranqüila, numa vibe, numa boa.