segunda-feira, 23 de junho de 2008

Podemos!


Esse é o grito dos espanhóis para a seleção espanhola. Uma seleção que há 24 anos não passava das quartas de final na Eurocopa e que nunca se quer chegou perto de uma semifinal também na Copa. Ontem o jogo foi duro, muitos gols desperdiçados e que se resolveu nos pênaltis. Estava eu numa prova de garçonete num restaurante italiano. hahahaha. A dona era espanhola, o pizzaiolo da Argélia, o garçom do Paraguai, a cozinheira da Jordânia e eu do Brasil. Todos torcendo loucamente para a Espanha. A Itália para variar perdeu nos pênaltis.

Nas ruas apenas os espanhóis e os turistas comemoravam. Os catalães não. Eles não se consideram espanhóis e muito menos torcem pela seleção espanhola. Outro dia assistindo o jogo da Espanha em casa, pergunto a Raul - um catalão que mora comigo - porque a Espanha tinha feito gol e ele não tinha gritado. E ele sorri e me responde: Eu não sou espanhol. Sou catalão. Não torço pela Espanha ganhar, só assisto ao jogo. Eu começo a rir sem parar e ele continua: Éramos um reino chamado Catalunia e o reino Castilla nos dominou e impôs a língua espanhola. Porém a nossa língua é o catalão e se vc reparar temos costumes e estilos de vida completamente diferentes do que os espanhóis. Eu balancei a cabeça mostrando que realmente eu compreendia a visão dele. Enquanto muitas pessoas criticam essa visão, eu apenas penso que cada um é cada um.

Enquanto a Catalunia não festeja e nem torce, o resto da Espanha, os turistas e os estrangeiros que vivem aqui fazem a parte deles. Esperamos ansiosamente quinta-feira chegar para derrotarmos os russos e dar mais um passo a frente e chegar a final, porque podemos!!!

Deixar bem claro que no futebol para mim é em primeiro lugar Brasil, em segundo Argentina e em terceiro a Espanha.

3 comentários:

disse...

yeah yeah! e tomara que ganhem a semi pra eu pegar a final aí!!!

e mostrar pra esses catalaes chatos (eu acho chato!) que é mais legal ser espanhol hahaha

Brasil, Argentina e Purtugalll =D

Besos chica e até sexta!

Anônimo disse...

Vamo que vamo que o som não pode ´parar...ah! Isso aê.
Val...

Luís Pereira disse...

Mari, refaça a frase. Primeiro Corinthians, depois Brasil, Argentina e Espanha. hehheheehe

E Mari, manda esse catalão dar um rolê em Euskal Herria, escalar os Pirenéus e nadar no Golfo de Biscaia.