quinta-feira, 12 de junho de 2008

Os catalães


Hoje faz um mês que cheguei em Barcelona, a cidade que sempre tem um céu azul. Porém, como já disse em outro post, a cidade sofria com a seca e desde então não pára de chover. Não é normal chover em maio e nem em junho. Outro dia li no jornal que não chovia assim há 30 anos. Enquanto todos justificam esse acontecimento com o aquecimento global, eu tenho outra teoria: os catalães rezaram tanto para chover que assim não precisariam mais da ajuda de ninguém para acabar com a seca. E eles são tão religiosos que acredito que São Pedro ouviu as preces deles. Enquanto os turistas reclamam do mau tempo, os catalães só agradecem.

Garanto à vocês que eles são um povo muito engraçado. As pessoas têm um costume de dizer que espanhóis são do contra, eu diria então, que os catalães são do contra ao quadrado. Eles não vão para as praias da cidade, apenas nas praias que ficam perto de Barcelona. Eles têm um sotaque único, em quase todas as palavras terminadas em d, eles preferem terminar com t. Ou seja verdad para eles é verdat. E por aí vai. Quase todos eles têm motos, é um absurdo o número de mulheres que andam de moto e elas ficam completamente charmosas em cima de suas motos. Quando a seleção da Espanha joga na Eurocopa eu não escutei nenhum goooooooooooooooooooooooooool por um catalão, só por espanhóis mesmo. Quando perguntei para a minha professora por que todos os filmes aqui são traduzidos para o espanhol, ela me responde: E por que nós espanhóis temos que escutar o inglês e ler legendas em espanhol? Para que vamos falar inglês se falamos espanhol? Há pessoas que odeiam os catalães, quase a Espanha inteira, hehe. Eu só dou risada. Às vezes me identifico com esse do contra ao quadrado.

Uma coisa que me irritava aqui e já notei que é uma mania cultural é que quando você anda na rua, as catalãs te secam de baixo à acima e depois ainda te olham nos olhos. Quando eu cheguei achei isso super estranho até perguntei para minha prima se eu tinha muito cara de brasileira. Depois conversando com a minha professora percebi que é um costume e elas acham super normal olhar. E essas daí não estão nem ai para os outros. A maioria tem a franja no começo da testa (eu acho horrível, mas é a moda daqui) e sempre estão vestidas de calça, casaco e um lenço enrolado no pescoço, não importa se está 18 ou 30 graus. Enquanto não começar o verão ninguém se atreve a colocar um vestidinho ou uma saia, por isso é muito fácil distinguir quem é daqui e quem é turista.

A Catalunia é a única região da Espanha que proíbe a prática do kitesurf nas praias agora no verão. Como diz meu outro professor espanhol de Andaluzia, os catalães adoram proibir alguma coisa. Por isso, a maioria das piadas feitas por espanhóis é sobre os catalães. Eles também têm a fama de serem mal educados, grossos e estúpidos. Dizem que eles não têm vida, que sempre estão correndo e nunca se divertem. Eu comparo com os paulistas, e concluo que eles não sabem o que é correr, o que é trabalhar mais que oito horas por dia e fico quieta, porque afinal, acho que eles sabem viver muito bem a vida.

4 comentários:

Anônimo disse...

Achei bacana o comentário sobre os catalães. Eles são assim mesmo, gostam doque fazem e adoram sua cidade. Muito parecido com os paulistas. Eles vivem 'A SU MANERA". Trabalham muito e gostam de curtir a vida, gostam muito de culinária, não é a toa que possuem o melhor restaurante do mundo "El Buli", assim registrado nas revista entendidas do assunto. Escreva mais sobre esse povo e sua Cidade, seus vinhos e comidas.Abraço,Aurelio

João Prado disse...

"hay gobierno soy contra!"

beijo

ortiz disse...

Por isso que sua irmã foi pra Jeri e não pra Barça.....

Normal.

Luís Pereira disse...

ótimo texto sobre o cotidiano desta incrível cidade. Para quem não conhece, ajuda a conhecer. Para quem já conhece, ajuda a relembrar.

Beijos