terça-feira, 4 de setembro de 2007

Vanessa brilha em sua nova turnê

Marcelo Pereira - Terra

O novo show Sim da Vanessa da Mata realizado na sexta-feira foi um dos melhores que assisti da cantora. O cenário era encantador. No palco seis iluminarias compridas e uma redonda de estilo oriental feitas de papel de seda, refletiam a iluminação do show com três cores marcantes: vermelho, branco e preto.


Essas mesmas cores estavam presentes no figurino de Vanessa. Abriu o show com um vestido vermelho, uma saia preta por cima e descalça. Acompanhada por Davi Moraes (guitarrista), Cesinha (baterista), André Rodrigues (baixo), Marco Lobo (percussão) e Pepe Cisneiro (teclados), a maioria das músicas ganhou roupagem nova com arranjos diferentes dos originais. O melhor exemplo é a Essa é a Nossa Canção - do primeiro CD Vanessa da Mata - que virou um tango no show.

Antes de cantar a música Boa Sorte / Good Luck veio a explicação: o produtor da cantora era amigo do produtor de Ben Harper. Vanessa cantou a música pelo telefone para o Ben que adorou. Assim, ela gravou os vocais e os enviou a Harper, que, por sua vez, incluiu seus vocais e melodia. No show ela brinca: Ele não pode vir. Cantou acompanhada da voz pré-gravada do cantor.

No Bis entrou sozinha no palco vestida de branco e cantou Minha Herança: Uma Flor sentada num banquinho com a guitarra emprestada do Davi Moraes. Encerrou com a canção Ai, Ai, Ai, Ai... com um público empolgadíssimo.


A Revista Bravo de agosto fez uma matéria com a cantora no qual tem uma parte muito interessante: Vivia na pequena Alto Garças, em Mato Grosso, com seus 8 mil habitantes, a 350 quilômetros de distância da capital. Na sala da casa da fazenda de seus pais, Divinor e Sebastiana, a brincadeira predileta era ficar cantando e dançando com o ventilador ligado para espantar o calor. Os vinis ela pegava emprestado com a avó materna, a falecida dona Durvalina, ou simplesmente vó Sinhá, para quem viria a dedicar seus três CDs. Sem qualquer instrumentista na família ou na vizinhança, ela teve as primeiras experiências com música ao vivo escutando os pássaros da região. Sua inseparável amiga de infância Eidna não sabe dizer quantas vezes Vanessa interrompeu uma brincadeira no rio para prestar atenção nos cantos das aves. Vanessa chegava a atrapalhar as caçadas de Divinor e dos dois irmãos. Disparava na frente deles espantando os animais.

Nenhum comentário: