terça-feira, 17 de abril de 2007


Que ele seja mesmo um E.T. um ser de outro mundo. Ele fala, eu acredito. Bobos são aqueles que ainda tiram onda. Lee Scratch Perry é considerado o gênio do reggae, o criador do dub. O homem que ensinou, ajudou e apresentou ao mundo a sua revolução musical. Teve uma grande presença na vida de Bob Marley: produziu discos e mostrou o punk rock, resultado? Punky Reggae Party. E levou o reggae ao grupo The Clash, que encantado gravou Police & Thief (hit americano de Perry e Junior Murvin).

Aos 32 anos montou seu próprio selo: Upsetter. E convidou alguns amigos para formar sua banda de estúdio: os irmãos Family Man e Carlton Barret no baixo/bateria, o guitarrista Alva Lewis, o tecladista Glen Adams e Max Romeo nos vocais. Depois de um ano, Lee Perry conseguiu a primeira turnê de um grupo jamaicano na Inglaterra. Com um reggae instrumental inspirado no filme: Return Of Django, Upsetters se apresentou durante seis semanas em casas de shows.

E foi nessa que Lee Perry e Bob Marley se cruzaram, já se conheciam do ska, ambos trabalharam com Coxsone no Studio One. Mas Os Wailers (Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Wailer) brigaram com o Coxsone e ficaram com o Lee Perry como o produtor da banda. Resolveram se juntar Wailers + Upsetters e produziram uma quantidade enorme de clássicos (Small Axe, Duppy Conqueror, Kaya, Put it on), mudando a história e o rumo do reggae. Bob teve o sucesso alcançado e Perry ficou conhecido com um dos grandes produtores da Jamaica.

O grande momento acabou por volta do ano de 1971. Apesar disso Perry ainda trabalhou com Marley esporadicamente ao longo dos anos, como na gravação do importante "Jah Live" e na concepção do álbum "Rastaman Vibration", além de outras produções como "I know a Place". Os Wailers ficaram com os irmãos Barret, e assinaram um contrato com a Island em 1972. Os outros músicos seguiram seu caminho e Lee Perry ficou com o nome Upsetter, chamando novos instrumentistas para seu próximo projeto.


Lee 'Scratch' Perry construiu um estúdio nos fundos de sua casa chamado Black Ark. O local virou uma usina musical com produções inovadoras à frente do seu tempo. A Island Records assinou com Perry um contrato de distribuição, e seu estilo acabou chamando a atenção de figuras como Paul McCartney. O estúdio era freqüentado por muitas pessoas até que um dia ele expulsou todos os estranhos à paulada e assim abandonou aos poucos a produção do famoso Black Ark. Dizem até que ele mesmo colocou fogo, mas a família nega.


Em 1987 trabalhou com o produtor inglês Adrian Sherwood e a banda Dub Syndicate e lançou o clássico Time Boom X De Devil Dead considerado uma obra-prima. Decidiu morar na Suíça com sua esposa e nesses últimos 15 anos, a carreira de Perry decolou. Faz show em muitos países quase sempre com Mad Professor com quem gravou muitos discos.


Com 71 anos, nascido no interior da Jamaica, o grande mestre é atração principal do Abril Pro Rock hoje no Via Funchal em São Paulo. E você vai perder essa ? Corra!!! Ainda tem ingressos!!

Nenhum comentário: